quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dependência: Educação conhece trabalho adotado na Fazenda da Esperança


Momento da visita de profissionais da rede municipal de Ensino às Fazendas da Esperança em Guaratinguetá

No último final de semana um grupo de diretores, supervisores e coordenadores acompanhado pela secretária municipal da Educação, Estela Mancini, esteve em Guaratinguetá (SP) visitando e conhecendo as duas Fazendas da Esperança, existentes na cidade e que realizam um trabalho diferenciado na recuperação de jovens e adultos que desejam se libertar do uso de drogas e álcool e, posteriormente serem inclusos novamente na sociedade.

O projeto coordenado pelo frei Hans Stapel, da Diocese de Aparecida do Norte, segue os pilares da Espiritualidade, Convivência e Trabalho. As pessoas são aceitas na Instituição mediante uma carta escrita a próprio punho assumindo seu desejo de acolhimento. Depois, as mesmas são analisadas e acolhidas mediante as vagas disponíveis. Lá trabalham, recebem orientações, fazem estudos bíblicos e reaprendem a respeitar a si, ao próximo e a família, se tiverem uma. Toda a convivência é apoiada nas Palavras de Deus extraídas do Santo Evangelho e sustentadas pelo exemplo de vida de São Francisco de Assis, no carisma da pobreza.

Toda a visita da comitiva garcense foi acompanhada por um ex-drogado e atual voluntário, que deu vários testemunhos de como conseguiu a sua libertação. De acordo com a secretária da Educação, Estela Mancini, muitos jovens de nossa cidade já estiveram na Fazenda da Esperança e conseguiram se recuperar definitivamente tendo hoje uma vida digna e servindo de exemplos para tantos outros que, infelizmente ainda vivem no mundo obscuro das drogas.

“A Educação acontece em vários momentos e de várias formas e, pensando em nos nutrir de valores, buscamos nesta visita, novos ideais para trabalharmos as famílias de nossa comunidade garcense”, destacou.

A visita dos educadores contou com total apoio da Administração 2009/2012, que através do prefeito Cornélio Marcondes e do vice Rodrigo Funchal, tem promovido diversas ações na área da Saúde, Assistência, Educação e Esporte no intuito de garantir às crianças, jovens e adultos novas possibilidades longe das drogas e do álcool e a reinserção social para aqueles que precisam de tratamento e de ajuda para retomar sua condição social de forma digna e saudável. (Da Assessoria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário