quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Educação de Garça abre inscrições para o Brasil Alfabetizado


Professora entrega diploma a aluna durante festa de encerramento do programa

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Garça está com as inscrições abertas para o Programa Brasil Alfabetizado, uma realização em parceria com o Ministério da Educação do Governo Federal. As inscrições dos interessados podem ser feitas numa das escolas da rede municipal, ou diretamente no Centro de Referência em Educação. “As pessoas que quiserem se inscrever para as aulas de alfabetização devem procurar um desses locais para a realização da matrícula, portando um documento pessoal que comprove a sua idade superior a 18 anos”, informa a secretária municipal de Educação, Estela Mancini.

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens acima de 18 anos, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário aos municípios que têm a demanda por alfabetização. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Preocupada e comprometida com o desenvolvimento educacional da população, a Prefeitura de Garça aderiu ao Brasil Alfabetizado em 2009, com a meta de erradicar o analfabetismo no município. Em 2011, 180 pessoas foram beneficiadas com o programa, e para esse ano mais dezenas de vagas são oferecidas. De acordo com Estela Mancini, as salas serão montadas de acordo com a demanda, obedecendo o critério mínimo de 7 turmas na zona rural e 15 na zona urbana. A alfabetização ocorrerá no período de 8 meses, com uma carga horária de 12 horas semanais. Segundo levantamento feito antes da implantação do programa, existiam aproximadamente cerca de 4.300 pessoas analfabetas com idade acima de 15 anos em todo o município, incluindo cidade e zona rural. O objetivo da Educação é identificar estes indivíduos e implantar salas de aulas para atendê-los, oferecendo aulas enfocando o ensino básico (ler e escrever).


Nenhum comentário:

Postar um comentário